O Mel da Fruter

 O “Mel da Fruter”, de flora predominantemente Incenso, é um produto alimentar proveniente das explorações apícolas dos nossos associados e entregue na Frutercoop para extração e posterior comercialização.

A ilha Terceira possui condições particularmente favoráveis para a produção de mel. Um clima ameno aliado a um potencial florístico notável e um ambiente livre de poluição tornam o mel da Fruter num ativo alimentar de grande qualidade. 

A particularidade florística da ilha Terceira e da região é a existência de uma planta muito atrativa para as abelhas que é o Incenso (Pittosporum undulatum) que não é endémica dos Açores, mas que em mais nenhum local do território nacional se pode encontrar, pelo menos com expressão na apicultura. O mel de Incenso é um produto certificado e enquadrado no universo dos produtos agroalimentares açorianos de excelência.

O mel produzido na ilha Terceira pelos associados da Frutercoop possui características físicas, químicas e organoléticas que o diferencia dos demais tendo em conta as condições edafo-climatico-florísticas e de pureza ambiental. É isento de resíduos farmacológicos devido à reduzida ou inexistente incidência de doenças nas abelhas tornando-o num produto inigualável a nível mundial. É também uma DOP – Denominação de Origem Protegida que lhe confere a garantia de autenticidade.

O Mel de Incenso tem uma tonalidade muito clara, por vezes quase incolor até uma tonalidade âmbar claro. Tem um aroma e sabores característicos provenientes dos néctares do incenso, um odor delicado e perfumado e um sabor muito doce com paladar típico.

O “Mel da Fruter” é constituído essencialmente por açúcares naturais, assim como por outras substâncias tais como ácidos orgânicos, enzimas e partículas sólidas provenientes da sua colheita. No que respeita à consistência, pode apresentar-se fluido, espesso ou cristalizado (em parte ou na totalidade). 

O “Mel da Fruter” é um alimento natural ao qual não é adicionado nenhum ingrediente alimentar, nem sequer nenhum aditivo alimentar. O “Mel da Fruter” está isento de matérias orgânicas ou inorgânicas estranhas à sua composição, não apresenta sabores ou cheiros anormais, nem apresentar uma acidez que tenha sido alterada artificialmente, não é aquecido de modo a que as suas enzimas naturais sejam destruídas ou consideravelmente inativadas.

A zona geográfica de produção do “MEL DA FRUTER” é a ilha Terceira. O “MEL DA FRUTER” apenas pode ser produzido por apicultores cujas explorações estejam localizadas na área geográfica de produção, que se comprometam a cumprir o estipulado nos estatutos da cooperativa e que submetam ao respetivo regime de controlo a totalidade da sua exploração.