Este é o sector mais diversificado em termos de produtos agrícolas, pois engloba todos os produtos hortícolas e frutícolas excluindo a banana.
Com cerca de 62 cooperadores, possui uma área aproximada de produção 62 ha.
Toda a produção visa o mercado local e regional.
A horticultura é uma área muito diversificada em produtos agrícolas, pois inclui desde os frescos para saladas (alface, tomate, pepino, espinafre e agrião), as couves mais diversas (repolho, coração, portuguesa, lombarda, chinesa, brócolo e couve-flor), os frutos (morango, meloa e melancia) entre outros produtos (pimento, beringela, curgete, cebola, cenoura, batata, batata-doce, salsa, coentro e abóbora. Em termos de produção, a alface, as diversas couves, o tomate, a batata e a melancia são os produtos principais.
A horticultura possui 29 cooperadores com uma área de produção aproximada de 23 ha, sendo a maior parte produção em ar livre e apenas 1,4 ha sob coberto.
É uma área em constante mudança, não só por dar resposta às novas exigências do consumidor em termos de novos produtos (ex. curgete, beringela, alface iceberg, tomate cereja) mas também pela adaptação aos factores de produção que se têm apresentado mais específicos, como sejam as sementes, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos.
Este é o sector mais diversificado em termos de produtos agrícolas, pois engloba todos os produtos hortícolas e frutícolas excluindo a banana.
Toda a produção visa o mercado local e regional.
É uma área em constante mudança, não só por dar resposta às novas exigências do consumidor em termos de novos produtos (ex. tomate cereja, courgette e beringela) mas também pela adaptação aos factores de produção que se têm apresentado mais específicos, como sejam as sementes, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos.
A fruticultura possui uma área de produção de 20 ha aproximadamente, incluindo várias espécies como sejam a macieira, pereira, pessegueiro, ameixeira, anoneira, citrinos, maracujazeiro e castanheiro.
O fruto com maior expressão é a maçã (cerca de 70%), onde predomina a variedade Reineta do Canadá. Existem outras variedades, como as do Grupo Galas, a Mutsu e a Jonagored, que apesar de menor expressão em termos produtivos, têm uma grande aceitação no mercado.
Ainda a nível de produção, seguem-se os citrinos, com grande expressão a tangerina e o limão, seguidos da anona, castanha e ameixa.