II Jornadas da SAP

A FRUTER / FRUTERCOOP continua a difundir com grande sucesso a imagem dos Açores.

Decorreram no passado dia 17 de Setembro, no Centro de Interpretação do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, as II Jornadas Apícolas da Sociedade dos Apicultores de Portugal, em simultâneo com a II Feira do Mel, no espaço circundante e que contou com cerca de trinta expositores, o II Concurso de Doçaria de Mel, que este ano contou na Presidência do  Júri com duas Formadoras da área da pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, o que trouxe um novo significado e rigor a este concurso, e o IV Concurso Nacional de Mel.

A FRUTER / FRUTERCOOP esteve representada em todas as vertentes do evento com grande sucesso, marcando presença com o seu Presidente, o Exº. Sr. Prof. Fernando Sieuve de Menezes e o seu Técnico, o Exº. Sr. Eng. António Marques.

A já habitual e conhecida banca de divulgação da FRUTER, , localizada ao lado da banca da SAP, foi muito concorrida, sabendo-se que para além de representar a Região Autónoma dos Açores, o seu mel tinha sido premiado com a Medalha de Prata do Concurso Nacional de Mel da FNAP.

Nas Jornadas o Exº. Sr. Prof. Fernando Sieuve de Menezes apresentou uma comunicação sobre o Associativismo na Região Autónoma dos Açores, muito apreciada pela assistência.

No entanto, mais surpresas estavam reservadas para a participação da FRUTER/FRUTERCOOP nos Concursos de Mel e de Doçaria de Mel. O exemplar cuidado que esta Associação / Cooperativa tem dedicado à Apicultura, espelhada na sua criação de uma melaria industrial, continua a dar os seus frutos e a elevar sucessivamente o patamar de qualidade para os Açores, ao conquistar em pontuação, o 1º Prémio ex aequo no Concurso Nacional de Mel, onde concorreram 33 amostras oriundas de todo o país. O prémio foi recebido pelo Exº. Sr. Eng. António Marques, em representação da FRUTER / FRUTERCOOP.

E a surpresa seguinte foi o anúncio do 1º. Prémio do Concurso de Doçaria de Mel, que como antes dissemos, contou na Presidência com duas Formadoras da área da pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, que elevou, e muito, o nível de exigência deste concurso. Ora o 1º. Prémio foi também atribuído à FRUTER / FRUTERCOOP com as “ Melinhas” e recebido pelo seu Presidente , Exº. Sr. Prof. Fernando Sieuve de Menezes. As Melinhas são uma alteração de uma receita tradicional da Terceira – as D. Amélias, em que por sugestão do Exº. Sr. Eng. António Marques à pastelaria Q.B. – Food Court, o açúcar e o melaço de cana foram substituídos ( com grande vantagem – acrescento eu ) por mel, oferecido pela própria  FRUTER, tornando o bolo numa delícia que todos apreciaram.  Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Q.B. – Food Court – Restaurante, Snack-bar e Pastelaria a oferta dos bolos para o evento, que são verdadeiramente deliciosos e que seguramente se tornarão em mais um ex-libris dos Açores.

A FRUTER / FRUTERCOOP continua a divulgar de forma inédita e com enorme sucesso a imagem dos Açores e a liderar de forma inigualável também na área Apícola, como aliás já fazia em outras áreas de trabalho.

Parabéns para a FRUTER / FRUTERCOOP , para o seu Presidente Exº. Sr. Prof. Fernando Sieuve de Menezes, para o seu técnico, Exº. Sr. Eng. António Marques e para a pastelaria Q.B. – Food Cour – Restaurante, Snack-bar e Pastelaria, pelo enorme sucesso alcançado.

                   António Hermenegildo

Presidente da Sociedade dos Apicultores de Portugal

Anterior:
Seguinte:

< Voltar